Sobre

Susana Matos é uma ilustradora portuguesa nascida em Lisboa, onde vive e trabalha.

Estudou pintura na Escola Superior de Arte e Design nas Caldas da Rainha, IPL, logo após ter concluído o curso de professora de Educação Visual e Tecnológica na ESE de Santarém, IPS.

Depois de várias experiências entre o desenho, pintura e gravura, foi-se aproximando da ilustração que a levou a procurar na narrativa e imagem a relação ideal.

Ilustrou vários livros, entre eles, “A Viagem de Alexandra”, de Papiniano Carlos, “O Burro Tinha Razão”, “História do Gordo Chinês que Estava de Barriga Para o Ar” e “Os Barrigas e Magriços”, de Álvaro Cunhal, “A Minha Família Verde” de Maria Teresa Maia Gonzalez, “A Minha Torre de Belém aos 500 Anos” e “Onde Dorme os Reis? Visita ao Panteão” de Alexandre Honrado, entre outros.

Recebeu a Menção Especial no XI Prémio Internacional de Compostela para Álbuns Ilustrados em 2018, a nomeação para o melhor livro infantil ilustrado de autor português no Festival de BD da Amadora em 2015 e o Prémio Matilde Rosa Araújo de ilustração da Câmara Municipal da Trofa em 2012.

Participou nas Bienais de Ilustração de Guimarães de 2017 e 2019, na Festa da Ilustração de Setúbal em 2019, na Feira de Ilustração de S. João da Madeira em 2019 e no Catálogo Iberoamérica Ilustra de 2016.

Susana Matos is a Portuguese illustrator born in Lisbon where she lives and works.

She studied arts in University of Art and Design in Caldas da Rainha, after finished Visual Education in University of Santarém.

After several experiences between draw, painting and engraving, she was getting closer to the illustration trying to find in the narrative and image the ideal relationship.

Illustrated several books for young people and children among them, ” A Viagem de Alexandra” de Papiniano Carlos, “O Burro tinha Razão”, “Barrigas e Magriços” e “História do Gordo Chinês que estava de Barriga Para o Ar”, de Álvaro Cunhal, A Minha Família É Verde” de Maria Teresa Maia Gonzalez”, ” A Minha Torre de Belém aos 500 Anos” e “Onde Dormem os Reis? Visita ao Panteão” de Alexandre Honrado, and others.

Received the Special Mention in Santiago de Compostela International Picture Books Award, 2018, the nomination to the best illustrated children book by portuguese author in the Amadora BD Festival, 2015 and the Matilde Rosa Araújo award, from City Council of Trofa, 2012.

Exposições Coletivas/ Group Exhibitions:

BIG, Guimarães, 2017, 2019

Ilustração Portuguesa, 2019

Noc Noc Guimarães, 2019

Feira de Ilustração de S. João da Madeira, 2019

Catálogo Iberoamérica Ilustra, 2016

Bike Art, Lisboa, S. Paulo, 2017

Feira Internacional do Livro de Guadalajara, 2016

“Bicicleta Voadora” Coletiva de Ilustração, Lisboa, Barcelona, 2014,15

“Ler Lá Fora”, Coletiva de Ilustração, Livraria Ler Devagar, 2014

Exposições Individuais/ Solo Exhibitions:

Naufrágios, Casa de Chá Hipopómatos na Lua, 2020

Retrospectiva de Ilustração, Galreia da ESAD, Caldas da Rainha, 2020

Barrigas, Magriços e… Um Burro, Biblioteca da Câmara Municipal do Seixal, 2019

Desenhos do Contos e Pontos Brilhantes, Mimosa da lapa, 2014

Contos Desenhados, Museu José Malhoa, Caldas da Rainha, 2014

Publicações/ Publications:

Edição Ilustrada do jornal Público, 12 outubro

Jornal da Voz do Operário, agosto, 2020

Revista Gerador edição “Agora é que são elas”, abril 2019